:: Maximiliano Pellizzari - Argentina

Entrevista: Moisés Correia Jr Revisão: Alfredo Peine Jara

Maximiliano Pellizzari, argentino de 28 anos, se prepara para defender o seu país no Mundial de Othello que será disputado em Hong Kong de 08 a 11 de outubro, evento que contará com 111 jogadores de 34 países. Conheça um pouco mais sobre um dos melhores jogadores da Argentina e Campeão Pan-americano de 2018.

Maximiliano Pellizzari e Marcelo Lisnovisky

Quando começou a jogar Othello? Alguém te incentivou?

     Em primeiro lugar, obrigado pela entrevista e pelo seu trabalho no Othello. Meu primeiro encontro com o Othello foi aos 4 anos com o videogame "family game" e depois aos 14 anos encontrei-o novamente no Flyordie aos 14 anos, no PlayOk aos 20 e em Othello Quest aos 26 anos. Atualmente jogo mais no eOthello.

Como você avalia a sua evolução no jogo?

     Minha evolução no jogo foi um pouco lenta até os 14 anos quando comecei a jogar na internet, até os 20 no PlayOk. A partir de uma ignorância técnica total poderia ser dito 700 elo. Até que eu comecei a jogar no PlayOk com um rating de 1700. No ano que comecei a jogar no playok e estudar com WZebra, em 1 ano e meio saí de 1700 de elo (do sistema woc) para uma performance de 1900. Finalmente, em Othello quest estes dois últimos anos jogando com 1 minuto e estudando meus jogos e jogando em PlayOk com pelo menos 10 min eu fui capaz de crescer para uma média de 2200 (do sistema woc). Então, tecnicamente, minha evolução acelerou muito nos últimos 4 anos, de 1900 a 2200.



Como foi seu treino para se tornar o melhor jogador da Argentina?

     Obrigado pelo elogio, a verdade é que não me considero melhor ou pior do que ninguém, embora seja verdade que venho jogando pesado em torneios há anos. Basicamente o treinamento é analisar com zebra meus jogos perdidos (tento fazê-lo com todas as derrotas) e aprendo um pouco mais a fundo as aberturas. Na verdade eu estava variando em othello quest por 2 meses e consegui o resultado de jogar como mais de 2000 elo em 19 aberturas diferentes. Estou feliz com o esforço e o resultado!

Como avalia a evolução do Othello na Argentina?

     O Othello na Argentina permaneceu constante por 30 anos, até 5 anos atrás. Atualmente teve um pequeno crescimento com a criação das Olimpíadas dos Jogos da Mente, em que está incluído, algo que muito me alegra!!

Atualmente quanto tempo dedica ao treinamento?

     A ideia atual é de treinar no eothello e dedicar uma hora por dia entre pensar sobre minhas jogadas e as partidas e, por outro lado, analisar os finais e ver onde estava a falha. O estudo de seus próprios jogos é fundamental para não ter vulnerabilidades nas aberturas e no final também!

Como o jogo online pode ajudar o desempenho nos torneios? Vê muita diferença entre um jogo online e nos torneios?

     Os jogos on-line são responsáveis por treinar muito e ter adquirido em alguns anos a experiência de mais de 50 mil jogos. Ainda pelo costume jogo melhor online do que no tabuleiro físico, mas tenho me adaptado. Atualmente 90% do meu nível em jogos virtuais, posso levá-lo para o tabuleiro. Quando comecei de fato, duvido que eu tenha jogado 30% do meu desempenho virtual!!!

Como avalia a contribuição do Othello para as suas outras atividades? Gosta de outros jogos de tabuleiro?

     O Othello me ensinou que nenhuma regra é absoluta e há exceções. Ele também me ensinou que querer controlar tudo, perde o controle. Ele finalmente me ensinou a se divertir usando o intelecto e isso é o melhor de todos. Em relação a outros jogos de tabuleiro eu sou um jogador de poker profissional e também adoro xadrez, na verdade eu participei de pequenos torneios na Argentina.

Fale sobre uma vitória inesquecível?

     Toda vitória e toda derrota na época me ensinam algo, eu não tenho uma vitória inesquecível em mente!

Este será o seu segundo WOC, qual sua expectativa?

     Minha expectativa é muito alta. A minha primeira participação foi, de fato, o primeiro ano que joguei Othello em tabuleiros na Argentina, com a difícil adaptação que isso implica para um jogador que há anos joga online com 1 minuto de tempo!!! Hoje, em 2019, posso dizer que me sinto muito confortável no tabuleiro e que tenho muita experiência em torneios, por isso aspiro em primeiro lugar a desfrutar Othello com grandes pessoas, mas também, sempre que possível, fazer semifinais, é claro que geralmente chegam o 2300+ para aquela instância e eu estou jogando como um 2250+ mas com treinamento daqui até outubro eu chegarei! De qualquer forma, eu quero dar o meu desempenho máximo sem pensar muito sobre ganhar ou perder, apenas me concentrando no jogo, aí reside muito do sucesso ao meu ver! Na verdade, durante anos pensei no ranking e perdia o foco quando jogava e agora que não penso muito nisso, tenho melhores resultados !!

Daniel Olivares e Maxiliano Pellizzari

Alguma sugestão para quem está iniciando no Othello?

     Claro! Na verdade duas: A: Se o que você quer é um jogo emocionante com muitas situações abstratas, jogue e divirta-se e tire conclusões com base em sua experiência, como fiz muitos anos. B: Se você quer se divertir, mas também gosta de competir e gosta de fazer jogadas avançadas e ter mais nível, inevitavelmente comece a ler artigos básicos de Othello e vá mais fundo em aberturas, endgame e confira seus jogos com zebra para ver os erro de abertura e de endgame. O caminho do estudo para chegar a um determinado nível é muito menor do que o de jogar 60 mil jogos para tentativa e erro, o que não me arrependo, mas o salto de nível e a diversão que fiz com o estudo. Parabéns à federação brasileira de othello e obrigado pela entrevista.

Fale um pouco mais sobre o poker?

     Esqueci de agradecer ao Moisés Correia Jr. pela entrevista. Agora, no que diz respeito ao poker, é um jogo matemático, algo que Othello também é, ao contrário ao que a maioria das pessoas pensa, a sorte desempenha um papel menor no poker, como no Othello, que embora o jogo possa levar a coisas inesperadas para ambos, em alguns casos, na maioria das vezes ganhar o mais alto nível, no poker exatamente o mesmo acontece no Othello. No Brasil é considerado um esporte mental e parece perfeito, aqui este ano começamos a ver assim, o que me dá muito orgulho!

 

Flyordie

Partidas e Torneios

 

Para jogar online

Estudos de Aberturas

Othello Quest App

eOthello App

WZebra

 O WZebra é um dos melhores programas para treinamento de Othello, no vídeo ao lado Fabrício Silva explica como utilizá-lo. Com certeza uma ferramente que vai melhorar seu jogo! 

othellobrasil@gmail.com